O programa de sustentabilidade da Fazenda Agronol engloba sistemas de gestão sócio - ambiental e de conservação para a produção de cafés especiais.


A fazenda se encontra dentro da área de proteção ambiental (APA) da bacia do Rio de Janeiro. Trinta por cento da sua área são reservados para preservação da flora e fauna nativas, inclusive com projetos conservacionistas de criação de animais silvestres. Outros dez por cento da fazenda são reservados a áreas de proteção de matas ciliares e mananciais. Todas as atividades estão inseridas em sistemas de gestão integrada de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e de produção.


O processo por via úmida é dotado de sistema de reciclagem e tratamento biológico das águas residuais, com posterior dispersão, como fertilizante orgânico, por meio de irrigação.


Cerca de 200 famílias vivem na Fazenda Agronol, em vilas atendidas por luz elétrica, telefone e água de qualidade. As atividades geram 700 empregos diretos. Mais 1200 pessoas são contratadas no período de colheita. A fazenda possui três escolas com aproximadamente 240 estudantes, creche, transporte coletivo, ambulatório com médico e clube recreativo dotado de áreas de esporte, recreação e lazer para os funcionários permanentes, temporários e seus familiares.